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Glossário

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O que é gestão de fluxo de caixa?

A gestão do fluxo de caixa é o processo de rastrear quanto dinheiro está entrando e saindo do seu negócio. Isso ajuda você a prever quanto dinheiro estará disponível para sua empresa no futuro. Também ajuda a identificar quanto dinheiro sua empresa precisa para cobrir dívidas, como funcionários e fornecedores. Fluxo de caixa é o termo usado para descrever mudanças em quanto dinheiro sua empresa tem de um ponto para outro. O gerenciamento de fluxo de caixa está acompanhando esse fluxo e analisando quaisquer alterações nele. Isso ajuda você a identificar tendências, preparar-se para o futuro e resolver quaisquer problemas com seu fluxo de caixa. Vale a pena praticar o gerenciamento do fluxo de caixa com frequência para garantir que sua empresa tenha dinheiro suficiente para continuar funcionando.

Como calcular o lucro bruto?

Para calcular o lucro bruto, obtenha suas vendas totais e subtraia o custo de fazer ou vender seu produto.

Total de vendas - custo de mercadorias vendidas = lucro bruto
Digamos que sua empresa venda o equivalente a R$ 12.000 do seu produto custou R$ 8.000 para fazer esses produtos. Isso deixaria um lucro bruto de R$ 4.000.

Total de vendas de R$ 12.000 - custo de R$ 8.000 para fazer o produto = lucro bruto de R$ 4.000

O que é uma demonstração de resultados do exercício - DRE?

Uma DRE mostra quanto sua empresa gastou e ganhou em um determinado período. Ele também mostra se você obteve lucro ou prejuízo durante esse período. Isso mostra se sua empresa obteve lucro ou prejuízo durante esse período - daí o nome. Uma demonstração de lucros e perdas também pode ser chamada de "demonstração de resultados", "declaração de operações", "declaração de lucros" ou "demonstração de resultados".

Um demonstrativo de lucros e perdas mostra todas as suas receitas e despesas. Isso inclui coisas como folha de pagamento, publicidade, aluguel e seguro. Ele também mostrará seus ganhos de vendas e outras formas de receita.

Seu total de ganhos ou perdas para o período que você escolheu é o que você ganhou menos o que você gastou. Se esse valor for positivo, é chamado de receita líquida. Se é negativo, isso é chamado de perda líquida.

O que é lucro líquido?

O Lucro Líquido é o valor final que seu negócio gera após dedução dos custos e despesas ou seja:
- Custo de mercadoria vendida;
- Depreciação;
- Impostos

Lucro líquido é uma ótima maneira para mensurar quão lucrativa sua empresa é. Lucro líquido anual é o seu lucro líquido em um ano. Também conhecido como ganhos líquidos ou renda líquida. Por estar na última linha da declaração de renda, também é chamado de the bottom line”.

Como faço para enviar uma fatura?

Para garantir que seu pagamento seja feito em dia é importante enviar as suas faturas em tempo e para a pessoa certa. Como você emite elas vai depender de:
Como você vai criar a fatura;
Para quem você irá envia-lá.

Se você escrever uma fatura manualmente, poderá enviar para seu cliente ou entregar pessoalmente. Lembrando que deve escrever o nome da pessoa para qual está enviando - não apenas o nome da empresa. Isso garante que a fatura chega nas mãos da pessoa certa.

Se você fizer uma fatura usando algum software de contabilidade online, você pode:
Enviar por email
Enviar para o seu cliente o link da fatura e eles poderão visualizar online

Como você irá enviar essa fatura vai depender do que o seu cliente quer ou espera. Alguns negócios podem preferir faturas eletrônicas. Os órgãos governamentais poderão precisar de cópias físicas desses arquivos.

O que é uma fatura?

Uma fatura é um documento que cobra um cliente por bens ou serviços que oferece. Também chamado de conta, uma fatura mostra todas as informações a respeito da transação. Isso inclui:
A quantidade de mercadorias ou serviços providos
A taxa cobrada
O custo total
A descrição da transação (então seus clientes sabem pelo o que estão pagando)
Quando e como o cliente paga

Outra função de uma fatura é lembrar o seu cliente que ele ainda não efetuou o pagamento. Muitas empresas podem perder o rastreio dos pagamentos se eles negociam com muitos fornecedores de uma vez. Por essa razão, uma fatura mostra ao seu cliente quando ele deveria ter pago você. Isso é chamado de termo de pagamento. Pode ser 7 dias, 14 dias ou acima de um mês dependendo dos termos acordados.

Faturas devem sempre ser exatas, descritivas e atualizadas. Isso é vital para manter o fluxo de caixa positivo para sua empresa.

O que é um resumo executivo?

Um resumo executivo nada mais é do uma simplificação, uma versão condensada de um documento mais extenso. É usado em planos de negócio e relatórios financeiros. Em um plano de negócio o resumo executivo contém a proposta e os objetivos do negócio.

O que é contabilidade de negócios?

Contabilidade de negócios é análise e interpretação de informações financeiras. Esse tipo de contabilidade pode ser feito por um contador ou por uma empresa especializada.

A contabilidade surge como uma nova visão em suas operações. As informações que o contador analisa são utilizadas para apresentar um novo olhar para o empresário.

Elas são apresentadas por meio de relatórios, a contabilidade permite que o dono do negócio se mantenha em dia com as questões burocráticas.

Qual é o objetivo do relatório financeiro?

O objetivo do relatório financeiro é de analisar a situação do atual momento da empresa, ele basicamente busca apresentar uma nova visão do fluxo de caixa, desempenho e integridade do atual momento do negócio.

Os principais objetivos do relatório são:
Levantar informações claras e objetivas para os investidores;
Examinar o Fluxo de Caixa;
Analisar os passivos, ativos e o patrimônio.

O que é uma demonstração de fluxo de caixa?

Um demonstrativo de fluxo de caixa é um relatório financeiro que mostra de onde seu dinheiro vem e para onde ele vai. Também conhecido como “CFS''. A primeira vista, um demonstrativo de fluxo de caixa parece bem similar a uma declaração de rendimentos. Mas, dinheiro é diferente de renda - dinheiro só inclui o disponível. Rendimentos inclui termos previamente fixados. Demonstrativo de Fluxo de caixa mostra se você pode cobrir despesas tipo contas e salário pessoal. E também é muito útil para investidores, pois, mostra quão bem o seu negócio está em termos financeiros.

Como escrever um plano de negócios

Um plano de negócios deve ser curto e focado. E deve envolver o seu negócio e ajudar você a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Um bom plano de negócios tornará mais fácil que investidores entenderem sua ideia.

Para criar um plano de negócio, comece com esses 5 pontos:
Resumo executivo - Descreve sua empresa, seu produto ou serviço, quem irá comprar o seu produto e as metas do seu negócio.
Público Alvo - Você está vendendo para B2C ou B2B? inclui detalhes sobre a sua audiência, como idade, gênero, status social, localização e profissão.
Oportunidades e escopo - Como alavancar o seu negócio? Se você planeja vender através da internet, primeiro, planeje como irá atrair visitantes para o seu site. Se você planeja ter uma loja para varejo, pense sobre o que precisará para contratar colaboradores.
Seus concorrentes - Listar seus concorrentes mostra que você fez o dever de casa, investidores gostam disto! E ainda ajuda a entender o que as outras empresas no seu mercado estão ofertando. Existem 3 tipos de concorrência:
Concorrência direta: empresas que oferecem os mesmo produtos ou serviços que você.
Concorrência indireta: empresas que estão no mesmo mercado que você.
USP: resumidamente significa Unique Selling Proposition, ou seja, o que te torna único e te distancia dos concorrentes.
Plano financeiro - Mostra os custos envolvidos em operar o seu negócio, incluindo:
custo para produzir e vender o seus produtos;
mão de obra, material e custo de manufatura;
custo de funcionários;
custo com marketing e distribuição
despesas como aluguel ou energia, caso você tenha um escritório ou uma loja.

Qual é a taxa de retenção?

Taxa de retenção é o percentual de clientes que você consegue manter por um período de tempo. Isso pode ser um mês ou um semestre. Essa taxa é oposta ao que conhecemos como churn rate.

Existem 3 coisas que você precisa saber para trabalhar a sua taxa de retenção:
Quantos clientes você tem no início do período que você está mensurando;
Quantos clientes você tem no fim desse período
Quantos novos clientes você conquistou durante esse período
Para calcular sua taxa de retenção, faça o seguinte cálculo:
(( clientes você tem no fim do período - novos clientes) ÷ clientes você tem no início do período) × 100

Por exemplo, vamos dizer que você tenha:
500 clientes no começo do mês
530 clientes no fim do mês
75 novos clientes conquistados durante esse mês

((530- 75) ÷ 500 × 100
= (455 ÷ 500) × 100
= 0.91 × 100
=91

Neste exemplo, 455 de seus 500 clientes originais, ou 91% deles, ainda estão usando seu produto ou serviço. A maioria das empresas visa uma taxa de retenção de 90% ou mais.

Taxa de retenção é uma ótima forma de mensurar quão satisfeito seu cliente é. Isso é importante por que clientes leais geram mais dinheiro para o seu negócio. Afinal, conseguir novos clientes custam muito mais do que manter os que já estão. Fique de olho na sua taxa de retenção - clientes felizes significam melhores negócios.

Como iniciar um negócio?

Não existem regras para começar um negócio. Tudo que você precisa é de uma ideia, um plano e algum dinheiro para sair do papel. Comece por:

Escrever um plano de negócio - isso vai te ajudar a estruturar sua idéia. Você precisa identificar o seu público alvo, pesquisar seus concorrentes e planejar como crescer o seu negócio.

Decidir como gerenciar suas finanças - manter o controle do seu dinheiro é uma importante parte para montar seu negócio, escolher o software de contabilidade certo e trabalhar com contador é uma ótima forma de acompanhar seu fluxo de caixa. Também é necessário abrir uma conta no banco separada para evitar misturar despesas pessoais com as finanças da empresa.

Registrar a sua empresa - dependendo da estrutura da sua empresa, você terá que registra-lá. O SEBRAE tem mais detalhes de como fazer o requerimento da entidade.

Criar sua marca e logo - isso vai te ajudar ganhar destaque para sua empresa. Existem inúmeras agências de design online super acessíveis que podem ajudar sua empresa a criar algo profissional.

Criar o seu site - Um site ajuda no seu marketing e também possibilita vender seus produtos ou serviços. Você pode fazer o seu próprio site usando alguns recursos como Wordpress ou pode contratar um profissional para criar o seu site.

Lançar o seu negócio - É natural se sentir despreparado - começar uma empresa é uma grande jornada, mas, se fizer o dever de casa e usar as ferramentas certas já será uma excelente maneira de começar a todo vapor.

O que é gestão financeira?

A gestão financeira abrange investimentos, despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos e valor patrimonial da empresa. O gerenciamento financeiro gira em torno de metas e análise de dados.

Com um profissional nessa área sua empresa ficará em dia com todos os processos burocráticos além de deixar você em dia com informações sobre a saúde financeira da sua empresa.

Lembrando ainda que em momentos de crise, um profissional na área do financeiro será o ideal para prevenir que a sua empresa sofra danos.

O que é um extrato bancário?

O extrato bancário é um documento que mostra todas as transações bancárias da sua conta corrente em um determinado período.

As principais formas de consulta-lo são:
Pela Internet;
Pelo Caixa Eletrônico;
Pelo telefone;
Pelo Extrato impresso;

O extrato bancário inclui: Depósitos, saques, juros ganhos, taxas bancárias pagas e o saldo total no dia em que o extrato foi enviado.

O extrato bancário tem um papel fundamental para o seu negócio pois ele permite que você visualize as suas entradas e saídas, fazendo com que você faça uma análise do atual momento do seu negócio.

Tipos de Extrato Bancário

Comum: Permite a análise de um período determinado, você pode acessar ele por meio da internet ou caixa eletrônico; Mensal Consolidado: Versão impressa, enviada mensalmente pelo banco; Anual Consolidado: O envio é obrigatório e não pode ser cobrado pelo banco.

O que é transferência eletrônica de fundos?

A transferência eletrônica de fundos conhecida também por TEF tem um papel fundamental no seu negócio, basicamente ela é uma solução de vendas que efetua o pagamento de uma conta bancária para outra eletronicamente.

Ela é muito utilizada por empresas que trabalham no varejo e comércio, onde há um grande fluxo de dinheiro entrando e saindo. Além disso é uma ótima saída para fazer o pagamentos dos funcionários e fornecedores.

As principais vantagens da TEF são:

Agilidade no pagamento ou transferência;
Segurança e facilidade na compra;
Autorização com rapidez;
Proteção contra fraudes;
Baixo investimento;
Número ilimitado de transações.

Existe vários tipos de TEF, a melhor solução para sua empresa será aquela de acordo com o número de vendas efetuado mensalmente. Os tipos são:
TEF discada;
TEF dedicada;
TEF tip.

E aí você já sabe qual é o tipo de TEF que você precisa para a sua empresa? Ligue para nós e comece agora utilizar a TEF.

Como posso calcular meu patrimônio?

Saber quanto realmente vale sua empresa é necessário para traçar estratégias corretas do seu negócio. Entender qual é o tamanho do patrimônio da empresa permitirá tomar decisão correta de investimento, gastos e o próprio tempo de vida. Além de valorizar possíveis investidores.

Para calcular o seu patrimônio é necessário que subtraia o seu total de ativos menos os seus passivos, no final o valor que aparecer será o seu patrimônio líquido.

Total do ativo - total do passivo = patrimônio líquido

Lembrando que o seu patrimônio é diferente do capital de giro.

O que é a conciliação bancária?

A conciliação bancária é uma ferramenta essencial para o gestor financeiro, por meio dela você conseguirá ver se está tudo alinhado com o extrato bancário com as informações do controle financeiro interno da sua empresa.

É com essas informações que o empreendedor consegue ver o saldo disponível no caixa da empresa.

Existe alguns motivos que podem fazer com que as informações se alterem, são elas:
Cheque não descontado;
Alteração nas contas bancárias no fim do mês;
Depósitos em trânsito;
O banco deduz pagamentos de empréstimos.

Aqui vão algumas dicas para montar uma conciliação bancária eficiente:
Lançar movimentações diariamente;
Verificar saldo no extrato bancário constantemente;
Conferir detalhes dos lançamentos;
Se ocorrer diferenças no lançamento, arrume!

Como calcular a margem de lucro líquido?

A margem lucro apresenta qual é o valor total do lucro líquido da sua empresa em determinado período. Isso ocorre após todos os levantamentos operacionais, pagamentos e impostos. Para calcular a margem de lucro líquido, você deverá fazer esta operação: Lucro líquido ÷ total de vendas = margem de lucro líquido Para obter uma porcentagem basta multiplicar por 100.

O que são credores comerciais?

Os credores comerciais são as contas que sua empresa precisa pagar. Às vezes, são chamados de contas a pagar. Os credores comerciais também podem se referir aos fornecedores aos quais você deve dinheiro.

Digamos que você compre alguns materiais de um fornecedor a crédito. Eles enviaram uma fatura para esses materiais. Nos seus registros, o valor dessa fatura faz parte dos seus credores comerciais. Nos registros do seu fornecedor, essa fatura fará parte de seus devedores comerciais. Desta forma, os credores comerciais e devedores comerciais são dois lados da mesma transação.

O que são devedores comerciais?

Devedores comerciais são faturas devidas a você pelos seus clientes. Pegando o mesmo exemplo acima, digamos que você compre alguns materiais de um fornecedor a crédito. Eles enviaram uma fatura por essa venda. Nos seus registros, nos registros do seu fornecedor, essa fatura fará parte de seus devedores comerciais.

Desta forma, os credores comerciais e devedores comerciais são dois lados da mesma transação.

O que é software de contabilidade?

Um software de contabilidade é um software que realiza várias tarefas de contabilidade, armazena os dados financeiros da empresa e também pode ser usado para fazer transações comerciais.

Os softwares de contabilidade mais modernos são conectados com a internet, o que quer dizer que você pode se conectar por qualquer dispositivo compatível com internet, como seu notebook ou seu smartphone. Esse espaço online é chamado de nuvem, sendo assim, o software recebe e atualiza seus dados automaticamente porque está sempre conectado com a internet.

Tipos diferentes de softwares de contabilidade fazem coisas diferentes a maioria deles insere, armazena e analisa dados, isso é particularmente útil para economizar tempo e aumentar a produtividade. Ainda oferecem ferramentas extremamente úteis como emissor de notas fiscais, pagamento de contas, folha de pagamento e relatório financeiro.

O que é capital de giro?

Capital de Giro é o dinheiro necessário para manter o seu negócio funcionando internamente, permitindo:
Recursos de financiamento;
Estoque em dia;
Pagamento em dia dos fornecedores e colaboradores;

O que são folhas de pagamento?

Folhas de pagamento, holerite ou conhecido como contracheque na maioria dos casos. É um documento onde consta as devidas informações e atividades trabalhistas de cada colaborador. Nesse documento deve conter as seguintes informações:
Identificação da Empresa
Identificação do Funcionário
Cálculos
Vencimentos
Descontos
Recibo

O que é gerenciamento de estoque?

O gerenciamento de estoque é fundamental na sua empresa, para um bom gerenciamento de estoque é necessário saber administrar suas mercadorias. Isso envolve planejamento para comprar uma quantidade ideal, saber vender, como armazenar, organizar e localizar suas mercadorias. Se não houver controle e planejamento pode ser que você compre o que já tem ou ainda pior, venda o que não tem disponível na sua empresa.

Um fator importante é que deve ser analisado é a sua demanda sobre vendas, se sua demanda aumentar e você não tiver estoque suficiente pode acabar prejudicando sua empresa, o mesmo pode ocorrer ao contrário se sua demanda for pouca mas seu estoque grande pode prejudicar no fluxo de caixa.

O que é uma demonstração financeira?

Demonstração financeira é um documento que contém as informações financeiras de uma empresa, esse documento é útil para auxiliar no planejamento de capital, fazer controle de fluxo de caixa e realizar investimentos. Ele é um resumo de todas as finanças da empresa.

Existem seis tipos de demonstração financeira sendo elas:
Balanço Patrimonial
Demonstração do Resultado do Exercício
Demonstração de Fluxo de Caixa
Demonstração do valor Adicionado
Demonstração de Lucros e/ou Prejuízos Acumulados
Notas explicativas

Balanço Patrimonial: é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da empresa.

Demonstração do Resultado do Exercício: é uma demonstração contábil que mostra a formação do resultado líquido em um exercício.

Demonstração do fluxo de caixa: é por meio deste que é identificado as entradas e saídas de todo o dinheiro no caixa de uma empresa num período.

Demonstração do valor adicionado: É um demonstrativo que sua finalidade é exibir a riqueza gerada pela instituição em um determinado período de tempo e como ela foi distribuída entre os setores da empresa.

Demonstração de lucros e/ou prejuízos acumulados: Ele é um relatório contábil que mostra as alterações e as justificativas do saldo inicial e final da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados contida no Patrimônio Líquido.

Notas explicativas: O objetivo das notas explicativas é destacar uma informação que não pode ser apresentada no corpo dos demonstrativos contábeis.

O que é lucro bruto?

Lucro bruto é o valor total de dinheiro que sua empresa ganha com vendas após, deduzir o custo para fabricar e vender o produto. Esse valor é antes de você pagar os custos operacionais, folha de pagamento, impostos e despesas.

O lucro bruto reflete quão lucrativo um produto é. Quanto menor custo para produzir e o maior valor que você pode vendê-lo, maior será o seu lucro bruto.

O que é uma empresa individual?

Uma empresa individual é um tipo de empresa que conta com apenas um dono, esse dono tem completa autoridade sobre todos os aspectos do negócio.

Não é uma entidade legal separada, na verdade é considerada uma extensão do seu dono, mas, você pode operar através do nome da empresa. São fáceis de operar, pois a empresa usa um código de imposto individual, você não precisa se registrar como empresa. Mas, dependendo do seu ramo de atuação poderá precisar de uma licença.

Os impostos para empresas individuais são relativamente simples, pois são tratados como impostos pessoais, mas isso também significa que o proprietário é totalmente responsável caso a empresa tenha problemas financeiros como dívidas ou falência.

O que são ativos fixos?

Ativos físicos, são bens tangíveis ou seja que podem ser tocados e que não são convertidos em dinheiro facilmente. Para ser considerado um ativo tangível é necessário que sua vida útil seja superior a de um ano e que não haja a intenção de revenda imediata. O valor da compra de um ativo fixo tangível deverá ser superior a R$1.200,00 reais.

Como preencher um cheque?

Para preencher um cheque, o primeiro passo será preencher os campos necessários sendo eles:
Valor (Escrito em numeral)
Valor (Escrito por extenso)
Nome do destinatário
Data
Assinatura

Valor (escrito em numeral): no canto superior direito do cheque terá o símbolo da moeda em reais (R$) é nesse campo que coloca-se o valor do cheque. Ex: R$120,00

Valor (escrito por extenso): na primeira linha coloca-se o valor do cheque (R$120,00) escrito por extenso. Ex. Cento e Vinte Reais

Nome do destinatário: Neste campo será preenchido com o nome da pessoa com o que receberá esse pagamento. Ex: Maria Fernanda das Graças

Data: Na data será preenchido a cidade em que você mora, será colocado também a data para que o cheque seja compensado. Ex: Goiânia, 01 de janeiro, 2019.

Assinatura: O último passo é assinar o cheque na linha abaixo da data. Dê preferência em assinar igual a sua carteira de identidade. Assim você evitará falsificações!

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